"Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de

casa em que morei , quanto tinha depositado no banco, nem que roupas
vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na
vida de uma criança" Anônimo

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto: O mundo dos Livros

“Ensinando Valores, Construindo Vencedores.”
ENSINO FUNDAMENTAL
Professoras: Anne, Ilieti, keylla e Rosi .
Turma: 1º Ano
I – Tema do Projeto: O Mundo dos Livros
II – Duração: 2 semanas
III – Justificativa:
Nos dias em que vivemos se faz muito necessário levar as crianças a compreenderem qual a importância dos livros em nossa vida pessoal e estudantil. A leitura abre as portas para todo tipo de informações e estamos vivendo em um período da história de grande busca pelo conhecimento, em todas as áreas. Portanto torna-se importante que trabalhemos este projeto, incentivando cada dia mais o gosto pela leitura.

IV – Integração Fé Ensino:
Muitos livros são importantes e nos trazem grande conhecimento para toda vida, mas nenhum deve ser mais importante em nossa biblioteca do que a Bíblia, pois nela encontramos conhecimento para a vida aqui na Terra e como nos preparamos para a vida eterna. Além da Bíblia, devemos sempre fazer boas escolhas por livros que nos auxiliem em uma boa conduta.

V – Objetivos Gerais:
• Reconhecer a importância dos livros.
• Identificar as formas em que os livros podem ser organizados em uma biblioteca
• Reconhecer a função da leitura e da escrita como forma de expressão e comunicação.
• Manusear e identificar diferentes tipos de textos.
• Ler, ainda que de forma não-convencional e interpretar textos verbalmente.
• Desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a partir de situações do cotidiano.
• Elaborar estratégias próprias para o cálculo mental.
• Desenvolver o gosto pela leitura.
• Organizar as letras em ordem alfabéticas.
• Reconhecer a Bíblia como a palavra de Deus.
• Opinar sobre livros lidos ou histórias ouvidas.
• Organizar ou seriar objetos e figuras.
• Localizar-se e organizar-se no espaço.

VI –Procedimento de Trabalho:
• Colocar os alunos em contato com vários tipos de livros e outros materiais impressos como jornais, revistas, panfletos, etc.
• Fazer uma visita à biblioteca da escola para observarem a organização do ambiente, a organização dos livros e periódicos, o formato dos livros, etc.
• Entrevistar a bibliotecária.
• Contar a história da escrita e outras de livros paradidáticos, referentes ao conteúdo.
• Dialogar, instigar a curiosidade levantando questões a serem pesquisadas.
• Contar histórias bíblicas que falem de: coragem (Daniel na Cova dos Leões), amor (Jesus), super-herói de verdade (Davi e Golias) e histórias incríveis que aconteceram (A Jumenta Que Falou).
• Massinha de modelar.
• Distribuir massinha para que modelem bonecos, Adão e Eva.
• Cantar músicas diversas.
• Brincar com jogos variados.
• Registros através de desenhos e atividades nos cadernos.
• Confeccionar uma bíblia como dos tempos antigos (rolo)
• Dar início aos livros da noite de autógrafo: Livro alfabético.
• Trabalhar rimas através de músicas, textos e brincadeiras.
• Trabalhar com alfabeto móvel para escrever palavras e títulos de livros.
• Escrever letra de músicas e outros textos em papel kraft e expor na sala para visualização.
• Palavra-cruzada gigante em papel kraft.
• Trabalhar com a música “O Sapo Não Lava o Pé”, enfatizando as vogais.
• Ordenar a lista de chamada da sala em ordem alfabética.
• Trabalhar com a ficha de nomes, fazendo brincadeiras que evidencie a ordem alfabética.
• Manusear dicionário e explicar aos alunos como encontrar as palavras, pela ordem alfabética.
• Exposição de diversos tipos de dicionários.
• Trazer vários jornais para a sala, para que as crianças manuseiem e descubram as várias seções e suas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário