"Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de

casa em que morei , quanto tinha depositado no banco, nem que roupas
vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na
vida de uma criança" Anônimo

terça-feira, 6 de março de 2012

PLANO DE ATIVIDADE PARA O DIA DO CIRCO

TEMA: VEM BRINCAR QUE O CIRCO JÁ CHEGOU!! 
PERÍODO: DE 14/O3/2012 A 18/03/2012 
PÚBLICO ALVO: EDUCAÇÃO INFANTIL INTRODUÇÃO 
 Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março, e 27 de março aqui no Brasil o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
 OBJETIVO GERAL: 
Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.
 OBJETIVO ESPECÍFICO: 
-Socializar.
- Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.
-Desenvolver o gosto pela música.
-Estimular a concentração e atenção.
-Identificar cores e formas. -Desenvolver o gosto pelo circo;
- Despertar o gosto pela arte e pela música;
- Conhecer e valorizar os profissionais que trabalham no circo.
-Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
-Desenvolver a motricidade ampla e fina;
- Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção;
- Executar movimentos básicos associados ao ritmo;
-Manter o equilíbrio em diversas posições;
-Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade. -
SUGESTÕES DE ATIVIDADES: 
ü Assistir o DVD do desenho Dumbo; Xuxa Circo
ü Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;
ü Relatar os nomes de animais e profissionais existentes no circo;
 ü Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;
ü Confecções de máscaras, babadinho (babeiro), móbile, viseiras e nariz e óculos do palhaço;
 ü Confecção de cartaz;
ü Grafismo; ü Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
ü História em seqüência; ü Quebra cabeça do palhaço;
 ü Historinhas, poemas e músicas sobre o circo ;
ü Jogos com figuras relacionadas ao tema;
ü Treinar cambalhotas com as crianças;
 ü Esticar uma linha no chão e pedir para que as crianças andem com uma sombrinha se equilibrando pela corda bamba;
ü Com garrafas vazias e bolinhas, praticar malabarismo;
ü Imitar os animais do circo;
 ü Ensaiar alguns números de mágica.
ü Construir com as crianças um ABC do Circo; Exemplo
APRESENTADOR
BAILARINA
CAVALOS
DOMADOR ELEFANTE
 Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
 "O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov)

Nenhum comentário:

Postar um comentário